top of page
o5472228014794453808_Easy-Resize.com.jpg

Blog

  • Dayane Machado

O QUE É TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?

Entenda sobre a Terapia que você está iniciando.


Terapia é uma palavra usada para descrever uma abor


dagem sistemática, para combater um problema, uma doença ou uma condição irregular.

Cognitivo refere-se a tudo o que se passa na sua mente, co


mo lembranças, imagens, pensamentos e atenção, e que servem para você dar significado ao que acontece a você e ao seu redor.

Durante o tratamento, você pode desenvolver a habilidade de tratar seus pensamentos como teorias sobre a realidade a serem testadas (o que os cientistas chamam de hipóteses) e não como fatos.

Comportamental refere-se a tudo o que você faz. Isso inclui o que voc


ê diz, como tenta resolver seus problemas, como age, como evita certas situações.

Comportamental diz respeito tanto à ação quanto à falta dela. Por exemplo, quando você se cala ao invés de dizer o que pensa, ainda assim isso é o seu comportamento, mesmo que você esteja


tentando não fazer nada.


Muitas das técnicas da TCC envolvem a mudança na forma como você pensa e age através da modificação do seu comportamento. Os exemplos incluem tornar-se cada vez mais ativo, caso você esteja deprimido ou letárgico; ou enfrentar seus med

os um a um quando você está ansioso; a diminuir sua preocupação excessiva e para onde você costuma focalizar sua atenção.


A TCC visa o ajudar a livrar-se de determinados problemas e avançar em direção às suas metas. Desse modo, a TCC é uma abordagem direcionada, sistemática e eficiente na solução de problemas.


Uma das metas da TCC é desenvolver a flexibilidade destas crenças, sem recorrer a extremos, e auxiliar na adaptação da realidade destes indivíduos.

Seus problemas não estão somente na sua cabeça. Embora a TCC tenha como ênfase os pensamentos e os comportamentos como alvos para mudança e desenvolvimento, também os focaliza em um determinado contexto.


Esse texto é baseado nas informações do livro

Terapia Cognitivo Comportamental para Leigos , de Rhena Branch



WhatsApp-icone.png
bottom of page