top of page
o5472228014794453808_Easy-Resize.com.jpg

Blog

  • Dayane Machado

Indústria da cura e pseudociências: se bem não fizer, mal não vai fazer. Será???

Você já deve ter recebido um panfleto ou publicidade com promessas e soluções fáceis para resolver questões emocionais complexas, do tipo “desbloqueie suas crenças limitantes"; “revolucione sua vida com energias incríveis que estão mudando a realidade de muitas pessoas!”.


Formada por diversas terapias alternativas, que misturam espiritualidade, fenômenos paranormais e sobrenaturais, acrescidas de alguns termos e conceitos emprestados da ciência, as pseudociências formam uma “indústria da cura” tão rica e lucrativa quanto a farmacêutica.

“A pseudociência não precisa ser explicada porque é mentira, então é mais fácil, você coloca ela ali e quem quiser aceita” , diz a pesquisadora Natália Pasternak Taschner, PhD em Microbiologia. Ela explica que as pseudociências despertam a atenção do público porque soam mais atraentes ao serem explicadas.


Quer um exemplo? Uma das técnicas famosas que promete curas através de descargas energéticas, utilizando toques em pontos específicos do crânio, foi criada por um homem que diz ter recebido mensagens de uma sociedade alienígena. Os extraterrestres teriam passado a mensagem de 32 pontos que teríamos no cérebro e, segundo a teoria, podem ser "desbloqueados'', resolvendo praticamente qualquer problema de ordem psicológica.


Para se ter uma ideia da baixa qualidade dos serviços prestados pelas pseudociências, a formação mais longa dessa categoria leva 12 semanas (eu mesma me dei o trabalho de pesquisar!). Algumas, ensinam à distância e formam terapeutas em apenas 5 horas! E a maior parte desses cursos não requerem

ao menos formação de ensino superior.


Essa é a qualificação de alguns terapeutas que usam propagandas apelativas e, sem ter quem fiscalize, atraem pessoas que estão fragilizadas emocionalmente… Vamos falar em termos de probabilidade: qual a chance de isso dar certo?


Você pode perguntar: e se estiver um artigo sobre isso? ainda assim, não quer dizer que seja confiável. “ É importante que as pessoas entendam os mecanismos da ciência para que elas não sejam tão facilmente manipuladas” comenta Natalia.

Busque revisões sistemáticas, estudos randomizados. observe o tamanho da amostra! Estes são alguns filtros importantes quando procuramos evidências científicas em um artigo.


Erros existem em todas as áreas e profissões . Muitos que oferecem tratamentos alternativos podem até ter boas intenções, o que não quer dizer que seu serviço será eficaz. Se você consultar um profissional cadastrado no conselho regional de psicologia, por exemplo, que fez 5 anos de graduação, e mais 2 de especialização, terá a quem recorrer. O que não acontece em todas as outras áreas que saúde prometem tratar e curar transtornos mentais com métodos não científicos, energéticos e holísticos.


Vejo que as pessoas em sofrimento estão buscando uma forma de alívio imediato e cura para transtornos mentais. Alguns querem uma experiência mágica e transformadora.

Como profissional da saúde mental, preciso alertar que a cura para transtornos de humor e ansiedade não existe. Nesse campo, falamos em remissão dos sintomas, manejo e tratamento. Há formas de viver bem apesar da desordem psicológica. Por isso, quando você ver um terapeuta prometendo “curar”, entenda que ele não está falando de ciência, não há evidências empíricas embasando a sua prática. Em qualquer área científica, não importa se é medicina, física ou psicologia: a ciência é uma só. Não existem muitas ciências. Ou é científico, ou não é.


“Aliviar a dor, seja física ou emocional, é o que a ciência mais quer. E trabalhar com ciência, ao meu ver, é o auge do humanismo! Afinal , oferecer um serviço validado cientificamente confere a ele maior probabilidade de ter os resultados positivos, sem causar danos. Trabalhar com evidência científica é usar o melhor tratamento disponível da atualidade” comenta Fernanda Landeiro, doutora em Saúde pela UFBA.


Os tempos atuais estão propícios para desordens emocionais e psicológicas de todos os tipos. Então, quando buscar um profissional para tratamento de ansiedade, depressão, e outras desordens psicológicas, verifique a formação, pergunte sobre a abordagem que segue, suas técnicas, pesquise em fontes confiáveis!

Quer saber qual tratamento psicológico tem evidências científicas? Acesse o site www.div12.org .

A Sociedade de Psicologia Clínica Americana apresenta uma lista de tratamentos para cada um dos transtornos mentais!


WhatsApp-icone.png
bottom of page